sexta-feira, 28 de março de 2014

Drenagem linfática x Massagem Modeladora


 
Você sabe quais são as diferenças entres as técnicas?

Infelizmente, ainda há muitas pessoas com dúvidas sobre as diferenças entre as duas técnicas, o que pode levar a escolher uma opção equivocada...
ou pior, ter a impressão de que são a mesma coisa. Uma é o oposto da outra e agem de forma diferente no organismo.

Drenagem trata o edema (inchaço) e massagem modeladora trata a gordura localizada basicamente. Para acabar com qualquer questão que vocês tenham sobre estes dois procedimentos é preciso entender um pouco da fisiologia do sistema linfático!

O sistema linfático é um sistema paralelo ao sistema circulatório, onde a circulação linfática, se dá por meio de contrações do sistema muscular ou de pulsações de artérias próximas aos vasos linfáticos.

Ao passar pelos capilares linfáticos o líquido intersticial passa a se chamar linfa.

Funções básicas do sistema linfático: retorno do líquido intersticial para a corrente sanguínea, destruição de microrganismos e partículas estranhas da linfa e respostas imunes específicas, como a produção de anticorpos.

Linfonodos ou Gânglios linfáticos: são pequenos órgãos perfurados por canais que atuam na defesa do organismo humano e produzem anticorpos. Os linfonodos funcionam como “filtro” da linfa, retirando, da mesma, partículas estranhas antes da linfa retornar ao sistema circulatório sanguíneo. Se localizam principalmente nas axilas, virilhas, pescoço, além de outras regiões mais profundas do corpo.

Vasos linfáticos: são divididos em superficiais e profundos. Os superficiais passam pela fáscia superficial e os linfonodos são usualmente encontrados onde as grandes veias superficiais se anastomosam com as profundas. Os vasos profundos geralmente seguem as veias profundas, que via de regra caminham com as artérias.

Esse sistema NADA tem a ver com gordura!

O sistema linfático está muito superficial no nosso corpo e é por isso que a drenagem linfática deve ser LEVE E SUPERFICIAL!

Vale ressaltar também que diferentemente do sistema circulatório, o linfático não possui uma bomba para impulsionar a linfa, que é o caso do coração para o sangue, por isso o sistema é LENTO! Portanto a massagem deve ser LENTA!

Com base nisso, vamos falar das duas técnicas em questão:

- Drenagem linfática: Este tratamento deve ser completamente INDOLOR, SUAVE E LENTO! Consiste em técnicas de massagem específicas de bombeamento por todo o corpo para melhorar o fluxo linfático. Ele ajuda a eliminar as toxinas do corpo, ativa toda a circulação linfática e também sanguínea, diminui o inchaço, fortalece o sistema imunológico além de regular a atividade intestinal.
É indicado para tratar: retenção de líquidos (edemas), acne, celulite edematosa, TPM, cansaço das pernas. É muito recomendado no período pré e pós-operatório, principalmente de cirurgias plásticas.

- Massagem modeladora: É conhecida também como massoterapia e consiste em uma série de massagens mais intensas em regiões localizadas do corpo seu o objetivo é o combate a gordura localiza, celulite e flacidez!

A maior intensidade melhora a circulação sanguínea e esvazia as células adiposas, sendo capaz de modelar e amenizar as curvas do corpo, para deixa-lo com um contorno mais delineado. Mas atenção: apesar da massagem ser vigorosa NUNCA pode ficar roxo. Fiquem atentos a isso! O que vale aqui é a massoterapia e não a “socoterapia”!

FONTE:
http://www.negocioestetica.com.br/drenagem-linfatica-x-massagem-modeladora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário